top of page
Livros abertos

Psicanálise: teoria e método

A psicanálise é uma teoria e um método clí­nico criados por Sigmund Freud no final do século XIX e iní­cio do século XX. Tendo sofrido mudanças e reformulações ao longo dos anos, a psicanálise segue atual até hoje justamente por estar em constante (re)construção.

Em análise, como costuma-se chamar a psicoterapia orientada pela psicanálise, trabalha-se a partir do discurso do sujeito. A partir daquilo que é dito, paciente e psicanalista constroem juntes novas compreensões para aquilo que no momento atual faz sofrer. Fazer análise é uma forma de buscar reencontrar-se com seu desejo, talvez há muito perdido. É um processo de historicização de si junto a um outro que desempenha a função de analista e que propõe novas possibilidades de significar o que até então estava cristalizado.

Sendo assim, mesmo que se inicie uma análise com um objetivo específico, no percurso muitas descobertas vão sendo feitas e, a questão que pode ter sido sua motivadora, torna-se apenas mais um dos aspectos trabalhados ao longo processo analítico. É a partir de um dos conceitos fundamentais da psicanálise, o inconsciente, que entende-se que temos apenas acesso parcial àquilo que nos influencia a pensar, a sentir, a falar, a agir e a fazer as coisas da maneira como fazemos, que e na análise buscamos descobrir isto que está encoberto. 

Mosaico de referências

Não só de um autor se faz uma teoria como a psicanálise, nem mesmo somente de psicanalistas. Assim, busco em diferentes autoras e autores de campos como a filosofia, sociologia, antropologia, psicologia e a própria psicanalise sustentação para minha prática.

bottom of page